Em sessão solene, legislativo entregou ‘Prêmio Ildefonso Ribeiro’ e Diploma Asa Branca’
Com casa cheia, a Câmara de Dourados realizou na noite desta terça-feira (29) sessão solene de homenagens e entrega diplomas e troféus, prêmios instituídos pelo legislativo como forma de reconhecer a contribuição de pessoas, físicas e jurídicas, que se destacam nos mais diversos segmentos da sociedade.
A solenidade começou com a entrega do Prêmio Ildefonso Ribeiro da Silva, que chega à sua 14ª edição cumprindo o objetivo de contemplar, anualmente, a produção literária regional sul-mato-grossense, agraciando com troféu o escritor ou escritora que tenha se destacado nesse quesito.
Este ano, o contemplado foi o ator, compositor, músico, artesão, produtor cultural e escritor Ilson ‘Boca’ Venâncio, falecido em julho passado. O prêmio foi recebido pela esposa, filhas e familiares.
Boca Venâncio foi autor de dos livros “Dourados e sua Cultura” e ‘A Feira Livre de Dourados”, duas obras de suma importância para a história da cidade e da memória dos movimentos culturais locais.
O Prêmio Ildefonso Ribeiro reverencia o professor, escritor e membro fundador da Academia Douradense de Letras, a qual presidiu nos biênios 2000/2002 e 2004/2006, e militante ativo dos movimentos culturais de Mato Grosso do Sul. Ildefonso Ribeiro da Silva faleceu em 21 de abril de 2008, em Dourados.
DIPLOMA ASA BRANCA
Na mesma sessão, várias pessoas receberam o Diploma Asa Branca, instituído por iniciativa do presidente da Câmara, Laudir Munaretto, para homenagear nordestinos e seus descendentes, em reconhecimento à relevante contribuição em prol do desenvolvimento do município de Dourados e região.
Receberam o diploma: o advogado e professor Acelino Rodrigues de Carvalho; a professora aposentada, poeta e cordelista Aurineide Alencar; o comerciante e ex-presidente do CTN (Centro de Tradições Nordestinas), Carlos Brasil; o servidor público aposentado Edilson Nogueira Peres; a administradora Fran Barroso; o escrivão aposentado Francisco Lucimar Araújo Silva; o comerciante Josué Ribeiro Costa; o comerciante Marconis Pereira Gomes; e a pedagoga Simônia Siqueira Silva, atual presidente do CTN.
MOÇÃO HONROSA
Além do Prêmio e do Diploma, foram entregues Moções Honrosas a algumas personalidades locais.
O vereador Cemar Arnal homenageou a senhora Cintia Dias, o ex-jogador de futebol Luis Fernando e o videomaker Vinícius Moreno Neves.
A vereadora Liandra da Saúde homenageou a mini miss Brasil de Las américas, Cecilia Campos e a nutricionista Giovana Camargo Colletti;
Já o vereador Olavo Sul homenageou a produtora rural Antônia Benites Brum.
Também foram entregues Moções de Aplausos aos policiais ambientais Jeferson Alex de Souza Freitas e Marcos Isaias Coinete Ribas, além do diretor escolar Luiz Aparecido Martins.
O capelão escolar Evandro Modesto de Pinho recebeu o Diploma Honorífico Capelão João Filson Soren; o pastor evangélico Daniel Felisdoro e o bombeiro militar Luiz Henrique Serafim dos Santos, todos homenageados pelo vereador Sergio Nogueira.
A presidente do CTN, Simônia Siqueira falou em nome do homenageados e destacou a importância do reconhecimento do trabalho e/ou atividade de cada um dos agraciados com as honrarias. Da mesma forma, o vereador Marcelo Mourão falou em nome do demais vereadores e destacou a atuação das pessoas homenageadas em favor de uma Dourados cada vez melhor.
Por fim, o presidente Laudir Munaretto afirmou que a cerimônia celebra o compromisso e a dedicação de pessoas e empresas que, com seus serviços, fazem a diferença para a sociedade douradense.
“É com grande alegria que entregamos o Prêmio Asa Branca aos nossos irmãos nordestinos, que, com sua força e tradição, enriquecem e fortalecem nossa cultura”, falou, acrescentando que o Prêmio Idelfonso, na edição 2024, homenageia “o ilustre escritor Ilson Venâncio, nosso querido ‘Boca’, por seu legado literário e cultural, que inspira e engrandece nossa cidade”.