- Felit chega à terceira edição consecutiva consolidada como um dos principais eventos culturais do Estado -
Idealizador da Felit, Laudir Munaretto incentiva a produção cultural de Dourados e região Foto: Valdenir Rodrigues/Arquivo/CMD
A partir desta quarta-feira (08) até sexta (10), a Câmara de Dourados será área de cena da cultura regional sul-mato-grossense. Escritores, poetas, atores, músicos e tantos outros agentes culturais da cidade e região estarão reunidos na terceira edição da Felit (Feira da Literatura de Mato Grosso do Sul).
Idealizada pelo presidente do legislativo municipal, Laudir Munaretto (MDB), a Felit tem como objetivo principal a popularização e valorização do livro e da leitura de autores regionais, além de incentivar novos leitores. O público alvo da feira literária é a comunidade escolar (estudantes, professores, pais), amantes do livro e o público em geral.
A ideia central dos organizadores – a Câmara tem a parceria do Grupo Literário Arandu – é dar visibilidade à leitura e ao escritor regional, estimular e difundir a produção artística, literária, cultural, intelectual e editorial do estado, além de oferecer ao escritor regional a oportunidade de participar das sessões de autógrafos da feira e, ainda, formar plateia para as atividades culturais.
A Feira Literária reúne escritores, artistas e editores de Dourados e várias outras cidades de MS. As atividades compreendem exposição e lançamento de livros, sessões de autógrafos, declamação de poesias, teatro, arte visual (telas), cordel (gaúchos x nordestinos), músicas, canto coral e intervenções artísticas ao vivo, incluindo batalha de rap e canto coral.
Estão previstas também oficinas e palestras com os autores de livros indicados nos vestibulares deste ano de três universidades públicas do Estado - UFMS, UFGD e UEMS.
PROGRAMAÇÃO
A abertura da III Felit-MS será às 19h desta quarta-feira (8), no saguão da Câmara Municipal, anexo ao Shopping Avenida Center. Após a recepção a estudantes, convidados e público em geral, haverá apresentação cultural, com música, poesia e piano e o lançamento do livro “Enferrujamento D'Alma”, do poeta e escritor Athayde Nery de Freitas Junior.
As apresentações serão com a escritora e cantora Fernanda Ebling; poetisa Gaby Mendes, poeta Kaio Ramos, do pianista Gean Carlos Euzébio, Pretisa Compositora, músico Vilela, cantores do IFMS João Pedro Giaretta e Yasmin Maia, além do Coral IFMS.
Na quinta, além de lançamento de livros, declamações, contação de história e show cultural – Batalha de Rap, haverá teatro indígena e a palestra/mesa redonda “A Literatura de Mato Grosso do Sul e o Vestibular”, com os escritores Carlos Magno, Luciano Serafim, Raquel Naveira e Marinete Pinheiro.
Também será apresentado o espetáculo “Os Botões das Camisas e das Rosas”, da Esboço Cia de Teatro e Pesquisa Cênica. Na noite de quinta, palestra/mesa redonda, com o tema “A produção, edição de um livro físico e digital”, tendo como convidados Athayde Nery, Jaminho e Raquel Naveira.
A programação encerra na sexta-feira, com atividades culturais, incluindo poesia, palestra/mesa redonda “A Literatura de Mato Grosso do Sul e o Vestibular”, com Carlos Amarilha, Luciano Serafim e Raquel Naveira. À noite, Batalha do Rap 50, apresentação da banda Paratudes (MPB, pop rock, reggae, forró, funk entre outras). E fecha com a palestra/mesa redonda “As entidades literárias sul-mato-grossenses no contexto contemporâneo”, com Marcos Coelho, Carlos Magno, Odila Lange e mediação de Marcos Coelho, palco aberto e entrega da obra do pintor Henrique Carioca.