A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma Federação de Igrejas locais, que adota como sua única regra de fé e de prática as Sagradas Escrituras (A Bíblia), e é uma das pioneiras do Protestantismo Brasileiro, tendo sua data de origem em solo brasileiro no dia 9 de agosto de 1859, com a chegada do missionário Americano Rev. Ashbel Green Simonton, o fundador do Presbiterianismo Brasileiro.
Tem sua estrutura de governo no sistema democrático representativo, que se reúne em Concílios formado de Pastores e Presbíteros. São quatro os Concílios da IPB: Conselho, que dirige a Igreja local; Presbitério que jurisdiciona um grupo igrejas; Sínodo que Jurisdiciona uma região de Presbitérios e o Supremo Concílio que jurisdicional da Igreja a nível Nacional.
O Sínodo Mato Grosso do Sul (SMS), foi organizado no dia 14 de julho de 1995, em reunião Histórica ocorrida na Igreja Presbiteriana de Dourados, na cidade de Dourados. Ele é fruto de um desdobramento do Sínodo Matogrossense (SMT) unificado com o Estado do Mato Grosso e Goiás. Este Concílio jurisdiciona os trabalhos da Igreja Presbiteriana do Brasil em todo o Estado do Mato Grosso do Sul, que conta com 03 (três) Presbitérios, sendo Eles o Presbitério de Campo Grande, Presbitério de Dourados e o Presbitério do Pantanal.
Este fim de Semana, dias 14 e 15 de julho/2023, o Sínodo Mato Grosso do Sul estará reunido na Igreja Presbiteriana de Dourados para a sua XV Reunião Ordinária. Inicia com o culto solene às 19h e todos estão convidados.
Esta reunião visa acompanhar os trabalhos da Igreja (IPB) em todo o Estado, receber e apreciar os relatórios dos trabalhos oriundo dos Presbitérios, fomentar os trabalhos das Igrejas e suas organizações Internas, encaminhar documentos e propostas ao Supremo Concílio da Igreja ou à sua Executiva e demais decisões pertinentes.
Atualmente a Igreja Presbiteriana do Brasil, que iniciou seus trabalhos na Região (MS) no início do século XX, conta com 01 Sínodo, 03 Presbitérios, 33 igrejas Organizadas; 24 congregações de igrejas; 29 pontos de pregação; 06 congregações presbiteriais; 107 escolas dominicais ativas e com mais de 5.000 (cinco mil) membros.
A Diretoria atual do Sínodo Mato Grosso do Sul tem como presidente o Rev. Ildemar de Oliveira Berbert (IP Dourados); Vice-presidente: Rev. Wagner Leite Bonfim (IP Central de Campo Grande); Secretário Executivo o Rev. Eleazar Rodrigues; 1º. Secretário Rev. Luiz Augusto (9ª. IP Campo Grande); 2º. Secretário Rev. Paulo Gustavo Santana (transferido) e Tesoureiro o Pb. Ângelo Augusto Gomes (IP Ebenézer Dourados).
O Culto de abertura da XV Reunião Ordinária é nesta sexta-feira, dia 14/07/23, às 19h na IP Dourados (Igreja do Relógio), aberto ao Público e o leitor está convidado para participar. Além da participação do Coral da Igreja, estará pregando no culto o Rev. Beijamin Bernardes, que por 38 anos foi o Secretário Executivo da Missão Caiuá, também estará presente o Superintendente da Casa Editora Presbiteriana (Editora Cultura Cristã) o Pb. Clodoaldo Furlan, e os representantes dos presbitérios.