Pouco se tem dado importância para este assunto que tanto aflige a alma humana. Certo teólogo disse que se Jesus chegasse num hospital hoje e dissesse aos que ali estão acamados: “Perdoados estão os teus pecados” (Mc.2:5,11), muitos levantariam de seus leitos e voltariam para as suas casas curados de suas enfermidades físicas. Tratou a alma, o corpo restabelece.
No mundo há 7,3 bilhões de seres humanos pecadores. Por isto o mundo está tão carregado de aflições e tormentos. Doenças psicossomáticas se multiplicam a cada dia. Antes de pecar contra a criação e a criatura, o homem peca contra Deus. E todos, igualmente precisam de perdão. Pecar é errar o alvo, perder o rumo...
Não faltam exemplos Bíblicos de como devemos resolver este problema, este drama da alma. Quando Davi foi obrigado a fugir de Jerusalém por ter sido derrubado do trono pelo próprio filho, Absalão, certo parente de Saul, chamado Simei, aproveitou-se da ocasião e começou a ofender a Davi, a chamar o rei de criminoso, a amaldiçoa-lo e a jogar pedras e terra sobre ele. A guarda pessoal de Davi não teve permissão de Davi para cortar a cabeça de Simei (II sam.16:5-14). Poucos dias depois, a revolução fracassou e Davi voltou vitorioso para Jerusalém e assentou-se em seu trono. Simei, então, foi ao encontro de Davi para pedir-lhe perdão: “Ó rei, perdoe-me o mal que lhe fiz, esqueça o que eu fiz. Eu sei que fiz coisa errada, por isto vim pedir perdão" (II Sam. 19:16-23).
Devemos pedir o perdão daqueles que nós ofendemos e perdoar os que nos ofendem. Esse pedido de perdão de Simei salvou a sua vida. É um modelo bíblico para nós ainda hoje quando ofendemos alguém, voluntária ou involuntariamente. Ele confessou o seu pecado e pediu o perdão do rei. Simei pediu o perdão que só o Senhor costuma dar. Quando Deus perdoa, ele não se lembra mais de nossos pecados. Ele os lança no fundo do mar. è uma dívida paga.
Quando Davi cometeu adultério com Bate-Seba, ele também buscou o perdão de Deus, e disse confessando: "Enquanto não te confessei o meu pecado, eu chorava o dia inteiro. Dia e noite a tua mão pesava sobre mim. Minhas forças foram se esgotando com o a seca faz com o riacho, preferi confessar as minhas transgressões e Tu me deste pleno perdão!Com o é feliz aquele que é perdoado por Ti, e sua consciência não mais o acusa e sua culpa é retirada e lançada no fundo do mar. Ele não tem mais insônia! (Salmo 32).
O perdão é saúde para o corpo e para a alma. Mesmo depois de perdoado o pecador (o homem) continua propenso ao pecado, poios o pecado sempre nos assedia (Hb. 12:1). Mas ao confessá-lo novamente ele volta a receber o perdão de Deus, se arrependendo ele volta. O perdão repetido de Deus é o maior valor que o ser humano pode obter. Almas cansadas encontram refrigério e paz neste perdão. Ele é a nossa maior riqueza. Somente a graça de Deus pode nos dar este alívio, nos possibilitar este recomeço. Meu caro leitor, não foi sem motivos que Jesus nos ensinou na oração do Pai-nosso: "Perdoe as nossas dívidas" (Mt. 6:12. O perdão de Deus é o bálsamo de nossa alma, é o nosso maior alívio. Por isto que o apóstolo Paulo disse acerca de nossos valores espirituais: "Nada tendo, mas possuindo tudo" (II Cor. 6:10).